Acabou de finalizar o seu projeto de móveis planejados ou de renovar os antigos e está faltando aquele toque final? Veja nesta matéria exclusiva como escolher muito bem os seus puxadores para móveis e como eles podem fazer parte da decoração da sua casa sem perder a funcionalidade!

 

De nada adianta investir um grande orçamento em móveis planejados, ou arrasar na restauração daquela peça vintage e se esquecer dos puxadores para móveis, pois além de serem responsáveis por abrir e fechar os mesmos, também conferem beleza, conforto e estilo. Entretanto, diante de tantas opções, como escolher o puxador certo?

 

Aqui na loja Imperial temos puxadores de todos os materiais, acabamentos, estilos, formas e tamanhos:

 

– Madeira, com acabamentos em mogno, imbuia, marfim e cerejeira.

– Plástico, nas mais variadas cores e texturas.

– Metal zamac, com acabamentos cromados polido, fosco ou dourado.

– Metal latão, alumínio ou ferro, com mesmos acabamentos acima.

– Cerâmica, nas mais variadas cores, com ou sem apliques.

– Cristais, vidro, madrepérola, osso, etc.

 

Vamos pincelar abaixo algumas questões importantes e decisivas para a escolha desses produtos:

 

A durabilidade dos puxadores para móveis:

 

A durabilidade é algo que se deve levar em conta na hora de adquirir os puxadores para o seu móvel. O movimento de abrir e fechar, com o tempo, danifica o produto, por isso, preocupe-se com o material escolhido. Plástico e madeira são materiais menos resistes se comparados aos de metal ou cerâmica, por exemplo. Isso deve-se basicamente aos fatores abaixo:

– A rosca para parafusos acaba cedendo, soltando a peça do móvel.

– São mais fáceis de quebrar ao meio quando são do modelo alça (de 2 furos).

– O verniz da madeira e a pintura do plástico acabam saindo com mais facilidade devido ao suor das mãos ou a produtos de limpeza.

 

Esses fatores praticamente não afetam os puxadores de outros materiais, tornando os mesmos muito mais duradouros, por isso são mais custosos.  Nossa dica é que invista na madeira ou no plástico em caso de orçamento curto, e se for o caso, ainda é melhor que opte pelos de 1 furo apenas, evitando os de alça.

A funcionalidade dos puxadores para móveis:

 

De nada adianta escolher um puxador sem antes saber se ele cumprirá a sua função primordial: abrir e fechar os móveis. Puxadores de plástico ou madeira só devem ser colocados em móveis leves. Móveis maciços ou com corrediças telescópicas (também disponíveis na loja Imperial) pedem puxadores mais robustos, fortes e duráveis, como os de metais.

 

O tamanho dos puxadores também deve ser levado em conta, tanto pela proporção visual como pela funcionalidade. De acordo com arquitetos e engenheiros, o ideal é que puxadores tenham 1 terço do tamanho de portas ou gavetas. Por exemplo: para uma gaveta ou uma porta de 60 cm, o ideal é que o puxador tenha aproximadamente 20cm.

 

Depois de tudo isso vem a questão do toque. Existem puxadores lindos mas que as vezes escorregam nas mãos ou machucam. É sempre bom prestar atenção nesses detalhes.

A estética dos puxadores para móveis:

 

Além de serem funcionais, os puxadores são importantes elementos decorativos e que fazem muita diferença. Um movelzinho simples, em MDF por exemplo, pode ganhar estilo com um puxador de cerâmica ou cristal. Aquele armário antigo pode ganhar ar de novinho em folha se você colocar um puxador mais moderno. Então vamos lá: quais estilos combinam com os seus móveis?

 

  • Móveis mais contemporâneos como a maioria dos planeados atuais pedem puxadores em alumínio ou vidro, com formas modernas, retas ou embutidos.

 

  • Móveis rústicos, de madeira de demolição ou antigos, pedem puxadores coloniais em metal ou cerâmica.

 

  • Móveis modernos e retos nos dão mais liberdade de escolha! Vão muito bem com perfis lisos, puxadores embutidos, mas também se bem pensado, podem aceitar combinações excêntricas e mais diferentes!

 

  • Já os puxadores de madeira ou plástico ainda são mais usados em ambientes como banheiros e cozinhas e vão muito bem com fórmicas e, de novo, em móveis leves.

 

Outras dicas importantes para os puxadores de móveis:

 

  • Para fazer a limpeza dos puxadores use uma flanela seca ou úmida; produtos abrasivos comprometem a qualidade, cor e beleza do material.

 

  • Caso faça a instalação sozinho, não aperte muito os parafusos, pois isso pode espanar seu puxador.

 

  • Escolher marcas confiáveis e o material certo para seu móvel é uma garantia a mais na hora da compra! Aqui na Imperial trabalhamos apenas com marcas de excelente custo benefício e de muita qualidade como Pauma, ItalyLine, Venus Decor e Gecele

 

Esperamos que tenham aprendido algo com essas nossas dicas e aguardamos a sua visita aqui na nossa loja ou os seus pedidos e comentários por what’sApp! Estamos no mercado há mais de 30 anos então temos propriedade para ajudá-los nas suas boas escolhas! Continue nos acompanhando para saber mais sobre decoração e tendências de arquitetura.

 

Imperial Portas, Fechaduras e muito mais. Mais de 30 anos de Experiência no ramo!

Av. Gov. Pedro de Toledo, 115 – Centro – Birigui, SP.

(18) 3642 2030 / (18) 99800 9880 (What’sApp).

 

Fotos do fotógrafo Eduardo Banderas e no móvel planejado, retirada do site da Pauma.